terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SOPA e PIPA

Vocês já devem saber sobre a SOPA e a PIPA, talvez até mais do que eu pois eu estou meio desinformado ultimamente. Mas para quem não sabe a SOPA e a PIPA apesar de ter nome de uma comida e de um brinquedo não são nada engraçadas, elas são um conjunto de leis "anti pirataria" que dão ao direito de tirar qualquer site que tenha envolvimento com os EUA do ar sem aviso prévio nem aprovação de ninguém simplesmente pegar e tirar do ar, além de obrigar sites a monitorarem TUDO o que acontece, ou seja tudo o que você fizer nesses sites ficará registrado e isso poderá ser usado contra você, que além de quase impossível pela gigantesca quantidade de dados que circula a internet, causando problemas logísticos de como e onde armazenar todos esses dados. E além de causar esses problemas aos sites infringe o direito há privacidade.

Quem está pensando "Eu estou no Brasil e isso não vai me afetar" está muito enganado sites como Google e todos os outros sites que ele é dono como o Blogger (que sedia este blog), YouTube, +Google, Orkut e etc e tantos outros como Wikipédia, Facebook, Yahoo, WordPress (onde são sediados muitos blogs) são sediados nos EUA e além disso mesmo que o site não esteja sedia nos EUA o site pode ser fechado como por exemplo o Megaupload mesmo sendo sediado em Hong Kong foi fechado (pode conferir).

O objetivo da SOPA e da PIPA não é acabar com a privacidade de ninguém nem impedir que você navegue livremente pela web ou publique o que você quiser, esse não é o objetivo mas é isso que ela vai causar além de diminuir a pirataria. Apesar de ser um blogueiro eu sou a favor da SOPA e da PIPA (espanto geral!!!). Vou explicar por partes sou a favor por que as leis pretendem proteger quem cria o conteúdo garantido que ele vai receber os créditos e a remuneração por aquilo que ele cria, mas sou contra pois tem muitos erros que podem destruir a criatividade da internet, por exemplo, será que eu posso postar um vídeo com uma música de fundo sem pagar direitos autorais? Será que eu posso postar aquela foto com um banner do MC Donald's atrás? Será que eu posso escrever MC Donald's? E esse medo de posso ou não posso pode atrapalhar a criatividade espontânea que só se tem na internet.

Você pode estar pensando "Mas luta contra pirataria, que mal pode fazer eu baixar umas músicas de graça?". Bom é claro que de graça é mais gostoso e um CD é consideravelmente caro e um DVD nem se fala e um jogo original então minha nossa senhora, mas pense por outro ângulo, se imagine passando muitos meses escrevendo uma música, gastar muito dinheiro para grava-lá e então finalmente depois de muito trabalho lançar a música e ver todo mundo baixando de graça. Você se dedicou, gastou tempo e dinheiro e não ganhar nada por isso ou então passar anos gravando um filme ou desenvolvendo um jogo gastar milhões de dólares e não ganhar nada por isso. Pois então não receber por aquilo que se produz desincentiva a criar músicas novas, filmes novos, jogos novos, tecnologia nova, piadas novas, coisas novas e melhores. Assim  a pirataria também desincentiva a criação de conteúdo e o encarece.

O objetivo da SOPA e da PIPA é uma boa para a internet, para as pessoas que acessam o conteúdo e para quem cria e divulga o conteúdo, porém do jeito que as leis estão, elas ao invés de incentivar e proteger o conteúdo, ela vão reprimir a sua criação e o uso da internet. Essas leis devem ser elaboradas e implementadas de uma forma totalmente diferente, como deve ser feito eu não sei, mas alguém terá de descobrir como. Encerrando, alguns exemplos de como essas leis tem um reflexo negativo é que apesar da  votação ter sido adiada está causando medo e inibição em algumas pessoas, está gerando uma 'guerra' virtual e outro exemplo é que se essas leis forem aprovadas como elas estão eu vou fechar o blog para não ter o perigo de ter problemas com a lei. Apesar do fechamento do meu blog não causar mudança nenhuma na web muitos blogs pequenos como o meu podem fechar causando uma perda significativa de criação de conteúdo novo.

Essa foi o meu post mais extenso, mais critico e que necessitou pesquisa, então espero que gostem, analisem, tirem suas conclusões e criem a sua opinião própria concordando com a minha opinião ou não e defendendo a sua própria. Eu gostaria que comentassem o que vocês acham sobre a SOPA e a PIPA o que acharam do meu post e podem postar novas informações e/ou corrigir informações que eu publiquei.

Humor Hi-Tech informando com um post sério por que internet não é só brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário